Como estudar alemão sozinho usando a metodologia flipped learning/sala de aula invertida.

October 17, 2017

Organize seus estudos e tenha certeza de estar no caminho certo!

 

Muitos conteúdos na internet? Como você pode se organizar para aprender alemão de verdade, apenas com o que está disponível na internet gratuitamente?

 

Já vi comentários como por exemplo:

 

“Tenho tempo sobrando e acabo me perdendo. Queria aprender uma forma de organizar todo esse tempo a meu favor.”

 

“Como conseguir administrar o estudo de línguas e administrar o tempo?”

 

“Eu estudo por conta própria e chega um momento que eu não consigo ver avanço e tenho receio de não estar seguindo o caminho certo.”

 

“Muitas informações métodos e cursos diversos na web, prejudicam o aprendizado?”

 

Sem dúvida alguma, diante de tanto conteúdo disponível, é muito fácil perder tempo com um vídeo para o qual você ainda não estava preparado ou até mesmo se ver procurando algo que você nem mesmo sabe o que é exatamente.

 

Nós vamos te ajudar! Você mesmo, sozinho/a pode elaborar seu curso baseado na metodologia que utilizamos na nossa Escola de Alemão Online: Alemão Sem Segredo: flipped learning ou sala de aula invertida.

 

Nesse método o aluno tem um primeiro contato com o conteúdo assistindo às vídeo-aulas e só depois tem contato com o professor para fazer uso da prática efetiva na comunicação.

 

A proposta desse método é prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de engajar os alunos no conteúdo e melhor utilizar o tempo e conhecimento do professor.

 

Seguindo nossos conselhos e criando hábitos inteligentes, você pode aprender alemão sem gastar nada! Mas se você quer, vez ou outra contratar um professor particular para usar o que aprendeu na sua programação, também é uma boa pedida! Com esse esquema de estudos, você não precisa contratar um professor semanalmente, mas sim eventualmente e isso é ótimo para o seu bolso!

 

Se você tem tudo organizado, um bom professor saberá o que você quer treinar e a comunicação em alemão ficará muito mais fácil e a aula infinitamente mais prática.

 

Bom, para que isso aconteça, temos aqui uma sugestão para você organizar seus estudos e ter muito sucesso:

 

1. Em primeiro lugar, saiba onde você está.

  • Se você não tem nenhum conhecimento siga o nível A1 ou A1.1.

  • Se já tem algum conhecimento, faça um teste de nivelamento. Nas páginas dos materiais didáticos - sugerimos por exemplo: Langenscheidt, Hueber, Cornelsen ou Klett - você encontrará os Einstufungstests (testes de nivelamento) ou faça um desses aqui:

 

Teste Deutsch als Fremdsprache 

 

Teste Deutsch Welle

 

Teste Goethe

 

Teste Deutsch Perfekt

 

 

2. 1. É muito importante que você tenha um curso que te dê um norte, uma sequência ideal. Existem algumas maneiras de montar esse curso, caso você não queira se matricular em um curso ou assinar a nossa plataforma de Vídeos ou de qualquer maneira, não tenha essa programação já organizada pra você.

 

Visite a página das editoras que citamos acima e busque no índice de qualquer material didático (Inhaltsverzeichnis) uma sequência para você seguir (assim você não precisa impreterivelmente adquirir o material, mas pode sim se quiser). Qualquer um atenderá ao que estamos procurando, escolha aquele que te agrada mais.

 

 

2.2. Ser você já segue um curso, então só precisa utilizar o material disponível na internet de maneira a complementar o que você aprende. Minha sugestão é que você siga o conteúdo do seu curso como base principal e utilize o material complementar para:

 

reforçar ou aprender em Deutsch und Deutschland, Deutsch für Euch, Andrea Thionville, Deutsch mit Marija, Gils4TeachingLearn German with GermanPod101.com ou Deutsch Happen por exemplo;

 

manter contato diário com a língua em Easy German, Deutsche Welle - Deutsch, Novelle Jojo sucht das Glück ou DW - Deutsch lernen por exemplo;

 

fazer exercícios em Lingolia, Mein Deutschbuch, Levrai, Schubert, Graf Gutfreund e Deutschlernerblog por exemplo.

 

3.1. Com o seu guia em mãos - o índice de um material didático - você pode procurar vídeos e materiais referentes àquele tópico que você está estudando e ir simplesmente seguindo esse guia, sendo extremamente fiel a ele sem medo de ser feliz.

 

3.2.  Ou você pode usar esse índice para complementar ou aperfeiçoar o conhecimento que você já tem. Vá seguindo as lições e naquele tópico onde a dificuldade foi grande, procure conteúdo que te ajude a melhorar.

Estude, tique, passe para o próximo.

 

4. Faça testes ao final de cada nível (A1.1, A1.2, A2.1, A2.2, B1.1, B1.2...) para monitorar sua evolução e fazer ajustes de estudo quando necessário.

E nunca, nunca deixe de ler, ouvir ou escrever algo em alemão todos os dias!

 

Viel Spaß beim Lernen!

Divirta-se nos estudos!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como estudar alemão sozinho usando a metodologia flipped learning/sala de aula invertida.

October 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 13, 2018

April 19, 2018

March 19, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload