A frequência torna seu aprendizado mais eficiente

May 16, 2017

 

Ao aprender uma língua estrangeira precisamos assimilar muitas palavras e conceitos novos. Numa única aula, a quantidade de palavras novas apresentadas ao aluno é absurda quando comparada a um aprendiz natural da língua - uma criança, por exemplo, de quem não se cobra mais que uma dezena de palavras por semana.

Quando lidamos com um aprendiz de língua estrangeira e já adulto, a situação é outra, não se pode comparar. São usadas técnicas diferentes, métodos de correção, diferenciação de atividades (falar em voz alta, responder in plenum ou individualmente; ler para extrair somente certas informações do texto; ouvir antes ou depois de ler o diálogo etc, etc, etc). Tudo tem uma razão de acontecer e o professor tem tudo estruturado e procura seguir essa programação (preparação da aula).
 

Bom, onde queremos chegar com tudo isso??
Quando o aluno assiste a uma aula, recebe num primeiro momento todo o input, e na mesma aula (seguindo aquela programação do professor) já usa as estruturas aprendidas (output) e depois só vai lidar com o mesmo tema novamente daqui uma semana ou dois, três dias! Uma boa parte daquele trabalho todo se perde no meio do caminho. Salvo aqueles alunos que não ficam um dia sem assistir um vídeo, um áudio da Deutsche Welle ou fazer as lições recomendadas pelo professor (entre outras infinidades de atividades).
 

Nossa ideia é a seguinte: criar aulas de curta duração e torná-las mais frequentes. Com isso, o aluno ganha tempo de descanso para aquele conteúdo aprendido no dia; as diferentes fases da aula são feitas em dias diferentes (repetição de um mesmo tema, o que por sua vez, faz com que se assimile melhor o conteúdo); motivação \o/; as ‘lições de casa’ fazem parte do cronograma do curso, assim, nada fica de fora e assim o seu sucesso está garantido!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como estudar alemão sozinho usando a metodologia flipped learning/sala de aula invertida.

October 17, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

September 13, 2018

April 19, 2018

March 19, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload